A EVOLUÇÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

 

A sigla M.L.P.E. ou Module Level Power Eletronics, representa a evolução da energia solar fotovoltaica e podemos destacar a melhor eficiência, maior segurança, flexibilidade e modularidade e o custo de manutenção como principais diferenciais.

 

 

GERADORES COM MICROINVERSORES

 

reno-500.png
APSystem-microinversor.png

 

Os microinversores são bastante interessantes para residências e pequenas aplicações comerciais e já representam mais da metade das instalações nos USA; são mais simples de serem instalados pois são menores, mais leves, fixados na própria estrutura dos módulos gerando menos tensão elétrica, não necessitando de caixa de proteção. Pela distância quase inexistente de cabeamento, tem menos perdas, além de poderem ser totalmente modulares.Possuem garantia standard de 15 anos standard e com possibilidade de ser estendida por 25 anos.

Os geradores com microinversores costumam durar toda a vida útil do sistema (30 anos) sem a necessidade de troca de equipamento, e quando acontecer, apenas uma fração do sistema não estará em operação, garantindo geração constante. 

Outro detalhe deste equipamento de última geração é que ele faz um controle e um monitoramento individual de cada módulo, maximizando geração e se mostrando ultra eficiente para detectar qualquer anomalia através do monitoramento individualizado.

 

Marcas como Enphase, Hoymiles, NEP, APSystems e Reno 500 são opções de microinversores existentes, a maioria para 2 módulos e a APSystems com equipamento para rede trifásica e 4 módulos. 

 

unnamed (3).png
Vantagens_Microinversor1_480x480.png
unnamed (2).png

 

GERADORES COM OTIMIZADORES DE POTÊNCIA

 

 

solar edge..jpg

Marcas como Maxim Integrated, Tigo Energy e Solar Edge vem oferecendo essa aplicação para sistemas novos e retrofit de sistemas antigos. No Brasil, a opção disponível no mercado é a Solar Edge, hoje líder mundial nesse segmento.

 

Em instalações com muitos módulos, os geradores com otimizadores de potência passam a ser interessantes pois oferecem os mesmos diferenciais de um microinversor, porém com alguma vantagem econômica.

 

safe dc.png
flexibilidade.png

 

MAIS INTELIGENTE, MELHOR EFICIÊNCIA E DETECÇÃO REMOTA

Segurança durante a instalação, manutenção e desconexão central de emergência

safe dc solar edge.png

 

 

 

FLEXIBILIDADE, MODULARIDADE E APROVEITAMENTO SEM RESTRIÇÕES

 

 

  • Permite módulos em diferentes orientações e inclinação no mesmo "string";
  • Diferentes módulos em um único "string";
  • "Strings"com diferentes comprimentos ligados no mesmo inversor;
  • "Strings" mais longos, com até 50 módulos em série.
perdas.png
monitoring se.png

Um sistema mais inteligente facilita a identificação de anomalias e uma maior efetividade na manutenção e correção, quando necessárias.

Monitoramento completo durante toda a vida útil, com alarmes de aviso de irregularidades automáticos, detecção e extinção de  arcos elétricos em série e paralelos.

 

 

 

O gerador solar com otimizadores apresenta melhor eficiência, consequentemente mais geração por atenuar as perdas com sombreamento, sujidade, mismatch, entreoutras.

mismatch.png